terça-feira, 27 de abril de 2010

Pesquisa desenvolvida no Pólo Regional Centro Norte: Melhoramento Genético de Seringueira

Os trabalhos com seringueiras no Pólo Centro Norte, foram iniciados quando a Unidade era denominada Estação Experimental de Pindorama (IAC), no ano de 1945. Na época foram instalados alguns lotes no planalto paulista, sendo um deles em Pindorama, com o objetivo de verificar a viabilidade da exploração dessa espécie nesta condição edafoclimática. A partir dessa data inúmeros projetos e experimentos tem sido desenvolvidos. A maioria deles e consequentemente com maiores contribuições tem sido executados na linha de melhoramento genético. Com a participação de Pindorama, vários clones IAC foram disponibilizados para a agricultura paulista nos últimos anos.
Na linha de pesquisa fitotécnica são conduzidos os experimentos:
Estudo da influência na relação enxerto x porta-enxerto no aumento do vigor e produção de clones superiores de Hevea spp. com o objetivo de determinar os melhores porta-enxertos obtidos de sementes monoclonais que apresentem melhor compatibilidade na relação com o enxerto.
Redução do período de imaturidade da seringueira através do uso de coberturas vegetais para a região do Planalto do Estado de São Paulo, objetivando avaliar as vantagens agronômicas e econômicas de várias coberturas vegetais para a cultura da seringueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário