terça-feira, 27 de abril de 2010

Pesquisa desenvolvida no Pólo Regional Centro Norte - MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS


O Manejo Integrado de Pragas – MIP tem como objetivos o planejamento e a execução de táticas e estratégias para o controle natural e induzido (artificial) das populações de artrópodes-pragas, em níveis que não causem danos econômicos à produtividade e à qualidade da produção agrícola. Neste sentido, a Apta - Pólo Regional Centro Norte desenvolve diversos trabalhos relacionados com as pragas das principais culturas, a saber:
A. PROGRAMA DE PRÉ-MELHORAMENTO DE AMENDOIM
A Apta , juntamente com o IAC, a EMBRAPA/CENARGEN e a UNESP de Jaboticabal realiza um programa de pesquisa de prazo, cujo objetivo principal é desenvolver germoplasma (linhagens pré-melhoradas) de amendoim altamente resistente às principais pragas e doenças foliares do amendoim.
B. EFICIÊNCIA DE HÍBRIDOS DE MILHO CONVENCIONAIS E TRANSGÊNICOS (Bt) NO CONTROLE DE PRAGAS.
Este projeto é realizado em diferentes regiões produtoras de milho do estado de São Paulo na safra de verão e na safrinha, tendo como objetivos a avaliação da eficiência de híbridos de milho Bt no controle da lagarta-do-cartucho, lagartas da espiga e broca-da-cana-de-açúcar em comparação com híbridos convencionais pulverizados.
C. INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE DESFOLHA E DA DENSIDADE DE LAGARTAS SOBRE OS ASPECTOS FENOLÓGICOS E NA PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO.
Em parceria com a Unesp de Jaboticabal, este projeto tem por objetivo avaliar os efeitos na fenologia e na produtividade causados por níveis de desfolhamentos simulados e/ou provocados por lagartas do curuquerê-do-algodoeiro em cultivares introduzidas recentemente no Centro-Oeste do Brasil. O curuquerê-do-algodoeiro é uma das principais pragas do algodoeiro em diversos países produtores da fibra. As lagartas alimentam-se das folhas e, dependendo da densidade e época de ocorrência, podem desfolhar completamente as plantas de algodoeiro, reduzindo significativamente a produção. A substituição periódica de cultivares pelos produtores, pode alterar os níveis de danos econômicos e de controle de pragas e desta forma comprometer o sucesso no manejo do curuquerê-do-algodoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário