terça-feira, 27 de abril de 2010

Pesquisa desenvolvida no Pólo Regional Centro Norte: MANEJO CONSERVACIONISTA

Pindorama faz parte da história da conservação do solo no estado de São Paulo, por apresentar o tipo de solo representativo da região. Os trabalhos com conservação do solo no Pólo regional Centro Norte, foram iniciados quando a Unidade era denominada Estação Experimental de Pindorama (IAC), na década de 40 e estabelecidos os índices utilizados até hoje no dimensionamento de terraços.
Atualmente são realizadas pesquisas com plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária e rotação de culturas visando principalmente à renovação de canaviais e pastagens degradadas.
Os estudos visam mostrar as vantagens da rotação de culturas e do plantio direto em comparação à monocultura e ao plantio convencional onde os revolvimentos do solo por meio de arado, escarificador e grades geram impactos no solo como: desagregação, aumento da susceptibilidade a erosão, perda da matéria orgânica e nutrientes, diminuição da biodiversidade da macrofauna (quantidade e biodiversidade), etc. Espera-se que a adoção do plantio direto somado à colheita da cana crua (sem queima) aumente significativamente a taxa de seqüestro de carbono tornando a agricultura uma atividade cada vez mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário